IPAPPI DIGITAL

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Fenômenos - Classificação

E-mail Imprimir PDF

Classificação dos Fenômenos Paranormais

a) Fenômenos Psi-Gama ou de Percepção Extra-Sensorial - PES, subdivididos em Telepatia, Pré ou Pós-Cognição, Clarividência ou Claripercipiência e Bilocação de Consciência.

PES - são os fenômenos que manifestam a
capacidade do Ser Humano e outros seres vivos, de comunicar-se e perceber elementos e ocorrências sem fazer uso dos cinco sentidos da Percepção Orgânica - visão, audição, tato, olfato e paladar. A pessoa sente e percebe como se estivessem fazendo uso dos sentidos, contudo sem fazê-lo. Suas subdivisões:

Telepatia: é a transmissão de uma mensagem entre um Transmissor e um Receptor, sem fazer uso dos sentidos. Exemplos: você pensa em alguém, logo depois essa pessoa lhe telefona ou você a encontra andando numa rua ou num Shopping; você sonha com uma pessoa, no dia seguinte recebe carta, e-mail ou notícia da mesma.

Pré-cognição: é a capacidade do Ser Humano de captar o que irá ocorrer no futuro; Premonição é a crença de que um mensageiro espiritual avisaria o que está para ocorrer. Exemplo: você sonha com um amigo acidentado, dias depois o fato ocorre como tinha sido previsto em seu sonho.

Pós-cognição: é perceber mentalmente um fato ocorrido no passado, sem ter obtido objetivamente tais informações. Exemplo: Alguém, repentinamente, tem uma visão com sonoplastia correspondente e vê mentalmente uma batalha ou outro episodio. Posteriormente encontra a descrição da batalha ou episodio, inclusive com ilustrações ou assiste a um filme nos quais a batalha ou episodio são apresentados precisamente como se manifestaram na visão mental.

Clarividência: é perceber algo que ocorre além dos limites da visão, contudo percebe como se estivesse vendo, independentemente de barreiras ou grande distancias; Claripercipiência, termo criado pelo SISTEMA GRISA, a fim de englobar todos os fenômenos nos quais se tem a percepção de estar vivenciando a Sensação dos diferentes sentidos. Exemplo: Alguém vivencia sensações de frio e sente odores de determinadas flores e velas, decorrido determinado tempo recebe a notícia da morte de um ente querido.

Bilocação de Consciência: é o Fenômeno Paranormal que ocorre quando a pessoa vivencia a Sensação do corpo se expandindo, alongando ou inchando; de sair do corpo ou perceber-se como se estivesse fora dele ou em duplicata. Esse fenômeno, segundo outras escolas e doutrinas pode ser denominado de Viagem Astral, Desdobramento, Clarividência Viajeira, Projeciologia... É o fenômeno de maior expansão da PES, no qual podem confundir-se ou associar-se os fenômenos de Telepatia, Pré e Pós-Cognição e Claripercipiência. Exemplo; A pessoa vivencia a sensação das pernas se alongarem e incharem, mas olhando para elas percebe que estão normais. Alguém percebe-se próximo ao teto do seu quarto e olhando para baixo ver seu corpo deitado na cama. Leva um susto e vivencia a sensação de ter caído sobre a cama, retomando imediatamente a plena consciência. Todos esse fenômenos são indicadores de capacidades e talentos que a pessoa interessada pode identificar, treinar e colocar a sua disposição, beneficiando a si e a outras pessoas.

b) Fenômenos Psi-Kapa ou de Psicocinesia - são os fenômenos que evidenciam a capacidade da Mente Humana atuar sobre a Matéria, como nos Fenômenos de Levitação de objetos e do próprio corpo, como nas Curas Psíquicas, muitas delas classificadas como curas milagrosas ou espirituais pelas religiões.

Na levitação de Objetos, como em fenômenos de casas ditas mal-assombradas, quando objetos se deslocam de um lado para outro, voam panelas ou pedras caem sobre o telhado, são ignoradas as leis da gravidade, da inércia e outras leis da física. Tais fenômenos normalmente ocorrem quando pessoas diretamente relacionadas com a casa vivenciam graves perturbações emocionais, demonstrando a capacidade da mente humana atuar sobre a matéria.
A levitação de objetos geralmente é - popularmente ou por determinados credos - considerada como manifestação diabólica ou de maus espíritos.

A levitação do próprio corpo ocorre sempre que a pessoa estiver em transe profundo, seja em êxtase de meditação religiosa, seja por profunda tranqüilidade mental obtida por exercício de relaxação muscular, ritmização da respiração e concentração mental.

A levitação do próprio corpo é habitualmente considerada por religiões e doutrinas místicas como fenômeno de comprovação de elevação espiritualidade ou de santidade. O próprio corpo estaria se elevando em direção a Divindade, afastando-se da matéria em direção ao Reino Espiritual.

Tanto a Escola Católica quanto a Escola Espírita de Parapsicologia apresentam inúmeras denominações buscando subclassificar os diferentes fenômenos de psicocinesia -de telergia para a Escola Católica e de psicobiofisica para os Espíritas - segundo os efeitos físicos, químicos, biológicos, sonoros, luminosos e outros desencadeados pela mente humana atuando sobre a matéria.

Para o SISTEMA GRISA o importante é constatar que o controle e o direcionamento da Energia Psi, atuando em nível de psicocinesia, pode contribuir para beneficiar os paranormais e outras pessoas nas áreas da saúde, da prosperidade e desencadear outros tantos resultados construtivos.

c) Fenômenos Psi-Theta ou Fatos Relacionados com a Morte - são aqueles fatos em que os mortos parecem se manifestar para os vivos.

Para a Escola Espírita de Parapsicologia, muitos desses fenômenos seriam efetivamente manifestações de seres humanos desencarnados, contribuindo de forma benéficas, oportunizando orientações espirituais e outros benefícios para as pessoas; podendo contudo também criar dificuldades especialmente nos fenômenos classificados como de obsessão.

Na visão da Escola Católica de Parapsicologia, os fenômenos mais estudados são aqueles que seriam manifestações das almas do purgatório tanto como manifestações perturbadoras quanto benéficas.

Nas conclusões do SISTEMA GRISA as pessoas livres do corpo físico, integrando a realidade cósmica do Reino Invisível, jamais seriam capazes de perturbar ou prejudicar os seres humanos, mas respeitada a liberdade do Ser Humano - podem sempre colaborar com as pessoas, familiares ou não.

Mais informações a Vida no Reino Invisível, você encontrará na coleção de fitas K7 ou CDs - O Sentido da Vida de autoria do Dr. Pedro A. Grisa. Comprovações, constatações e descobertas sobre a Fenomenologia Paranormal você poderá encontrar em diferentes obras e especificamente no SISTEMA GRISA, sobretudo em Paranormalidade - Um Potencial Mental.

Última atualização em Sex, 16 de Outubro de 2009 12:00  

TURMA FLORIPA 2014


Visitantes On LIne

Nós temos 11 visitantes online

DR. PEDRO A. GRISA

Mentor do Sistema Grisa

Traduza o Site

TESTEMUNHOS

Julio Castro
Date: May 19, 2010


Caro sr. Grisa venho acompanhando seus textos e quero parabeniza-lo pela excelente temática abordada. Os textos que remetem à sua infância são extremamente válidos, além de possuir uma leitura muito agradável. Obrigado por disponibilizar este espaço. Sou leitor ascíduo de seu Blog e indi...